25 curiosidades sobre Dig Your Own Hole, disco do The Chemical Brothers

Quando a revista SPIN invadiu o QG de Ed Simons em Londres, semanas após a chegada de Dig Your Own Hole às lojas, em 7 de abril de 1997, a dupla inglesa Chemical Brothers (incluindo o segundo elemento, o hoje ex-cabeludo, Tom Rowlands) sequer havia assimilado o desempenho de seu antecessor LP de estreia, Exit Planet Dust (1995).

Simons, aliás, foi o primeiro a concordar com a observação feita pela SPIN sobre a comparação do duo com cartoon megahit da MTV, os chamando de “Beavis e Butt-head do Techno.”

“Talvez seja porque a gente se sinta realmente um pouco deslocados socialmente”, comentou Simons. “Nunca deixamos de ser garotos normais, mesmo com o recente sucesso”, conjecturou.

Instalado em um flat cercado por luzes foscas de lanterna na parede e discos de vinil decorando o ambiente, Ed Simons ainda equacionava a resposta positiva do público sobre o sempre complexo segundo álbum, Dig Your Own Hole, que, palavras do combo de Manchester, apresenta uma seleção de estilos e gêneros com suas raízes cravadas no rock.

O resultado dessa alquimia – uma perfeita combinação de dance e texturas indie – você acompanha a seguir em nossas 25 razões que apontam Dig Your Own Hole como um marco atemporal da música.

25 curiosidades sobre Dig Your Own Hole

1. A britânica Beth Orton retorna às suas funções de vocalista convidada na canção “Where do I Begin”. Sua estreia como colaboradora dos Chemical Brothers havia sido no LP de estreia da dupla, Exit Planet Dust, de 1995.

2. Beth Orton tem uma respeitável carreira como cantora no cenário altenativo. Antes de Dig Your Own Hole a artista havia lançado seu segundo disco de inéditas, Trailer Park.

3. Além de emprestar seu talento para os vocais de “Where do I Begin”, Orton é a modelo que aparece na capa de Dig Your Own Hole.

4. As faixas “It Doesn’t Matter” e “Don’t Stop The Rock” foram as primeiras a chegar aos ouvidos dos fãs. A dupla de músicas apareceu em um single promocional de 12 polegadas em junho de 1996 como “Electronic Battle Weapon”.

5. Fãs declarados dos Beatles, os Chemical Brothers nomearam a faixa “The Private Psychedelic Reel” em homenagem a um bootleg da banda, que contém versões alternativas de músicas como “I Am The Walrus”, “Strawberry Fields Forever”, “Hello Goodbye” e “Tomorrow Never Knows”.

6. Jonathan Donahue, da banda psicodélica Mercury Rev, aparece em “The Private Psychedelic Reel” tocando clarineta. O norte-americano divide a autoria da música com os Chemical Brothers.

 

7. “Get Up On It Like This” contém um sampler de “Money Runner” – composição de 1971 do lendário Quincy Jones (sim, o mesmo mago produtor de Michael Jackson).

8. A participação de Tim Burgess, do The Charlatans, no álbum Exit Planet Dust foi um dos fatores que motivaram um certo Noel Gallagher a entrar para o time dos Chemical Brothers em Dig Your Own Hole.

9. Antes de (What’s The Story?) Morning Glory chegar às lojas, o líder do Oasis, Noel Gallagher, costumava cruzar com Tom Rowlands e Ed Simons em uma casa noturna de Londres, a Heavenly Sunday Social Club. Noel: “Eu os conheci no clube e me lembro de estar no bar com os caras quando disse: “Eu vou fazer uma música do car***o com vocês!”. Meses depois, Gallagher a compôs após um jogo do Manchester City contra o Wycombe

10. O CD single britânico de “Setting Sun” traz 3 faixas extras não inclusas no álbum: “Setting Sun” instrumental, “Setting Sun” (single edit) e “Buzz Tracks”.

11. A estrutura melódica e parte da letra de “Setting Sun” são originárias de uma demo gravada por Noel Gallagher que acabaria fora dos discos da banda chamada “Comin’ On Strong”.

12. Dig Your Own Hole é o álbum que traz os únicos singles da dupla de Manchester que chegaram ao topo das paradas britânicas: “Setting Sun” e “Block Rockin’ Beats”.

 

 

13. “Block Rockin’ Beats” contém um sampler do single Gucci Again, do rapper americano Scholly D, lançado em 1989.

14. Trechos da faixa que dá nome ao álbum foram remontados pelos Chemical Brothers depois que Björk desistiu de incluir o remix deles de “Hyperballad”, faixa da islandesa extraída do álbum Post, de 1996.

15. “Blocking Beats” foi lançado como segundo single, em inúmeros formatos e com diversas faixas extras que não estão em Dig Your Own Hole: “Block Rockin’ Beats (The Micronauts bonus beats)”, “Block Rockin’ Beats (radio edit)”, “Prescription Beats” e “Morning Lemon”.

16. Todo o sucesso de Dig Your Own Hole motivou a MTV convidar a dupla para estrelar um CD com uma seleção de faixas compostas e remixadas por bandas de tecno, dance e trip hop. Além dos Chemical Brothers, MTV’s Amp tem ainda Prodigy, Aphex Twin, Photex, The Future Sound Of London, Fluke e Orbital.

17. Para marcar o aniversário de 20 anos, o canal de streaming Spotify disponibilizou Dig Your Own Hole e todos os lados B dos singles lançados em 1997.

 

 

18. Em 24 de abril de 2020, os Chemical Brothers promoveram uma listening party the Dig Your Own Hole em seu canal oficial para celebrar o sucesso internacional do álbum.

19. “Setting Sun” aparece na trilha sonora do filme O Santo (1997), estrelado por Val Kilmer.

20. O single de “The Private Psychedelic Reel” traz uma versão ao vivo de “Setting Sun” como lado B.

21. Dig Your Own Hole atingiu o 1º lugar nas paradas britânicas e no Top 10 de mais 6 países: Nova Zelândia, Suécia, Noruega, Canadá, Bélgica e Austrália.

22. Apesar de não ter chegado ao top da Billboard, mais de 700 mil cópias de Dig Your Own Hole foram vendidas somente nos EUA.

 

 

23. Quem comprou o cassete de Dig Your Own Hole nos EUA irá notar uma diferença em relação a versão original inglesa. O lado B da americana termina com a faixa “It Doesn’t Matter”. Já o tape original é finalizado com “Setting Sun”.

24. A versão em vinil do álbum omite o link entre as faixas “Dig Your Own Hole” e “Elektrobank”.

25. O sucesso de Dig Your Own Hole fez valer ao disco o Grammy de Best Rock Instrumental Performance para o single “Block Rockin’ Beats”.

 

claudio dirani

Claudio Dirani

Claudio D.Dirani é jornalista com mais de 25 anos de palcos e autor de MASTERS: Paul McCartney em discos e canções e Na Rota da BR-U2.

We would like to give thanks to the writer of this article for this remarkable web content

25 curiosidades sobre Dig Your Own Hole, disco do The Chemical Brothers

Fuzzy Skunk