Miniaturas de Technics são a bobagem que faltava na sua casa

Uma das marcas mais adoradas pelo universo DJ, a Technics nasceu em 1965 como uma marca da Matsushita Electric Industrial Co. Ltd (atual Panasonic) com a missão de fabricar produtos altíssima qualidade de áudio. Aos longo de seus quase 60 anos história, o plano deu certo. A marca virou sinônimo de qualidade e espalhou-se pelo mundo todo mundo como um ícone do culto ao DJ e ao universo audiófilo.
No auge da pandemia, em dezembro de 2020, quando DJs e produtores de música eletrônica estavam trancados em seus quartos, a fabricante japonesa de brinquedos Ken Elephant, conhecida por suas miniaturas perfeitas,  trouxe ao mercado os equipamentos icônicos da marca Technics no formato colecionável, incluindo, é claro, a lendária SL-1200MK2, toca-disco que é considerado a “Ferrari” do seguimento.

As peças são vendidas em “pacotes misteriosos” contendo cinco produtos cada um, ou seja, quem compra não tem a menor ideia de quais equipamentos irá receber. Para comprar essas belezinhas é preciso fazer um pouco de garimpo pela internet, em sites como o E-bay ou, com sorte, por aqui mesmo, como este anúncio que está ativo no Mercado Livre, no qual um pacote custa a bagatela de R$ 1.599.
minitechnics7 scaled

Kit contendo fone, toca-disco, CD-J e capa de vinil. Adorável, né?

Mas você pode encontrar outras maneiras, como fez o DJ e produtor de São Paulo Will Deep. Aliás foi no Instagram dele que vi pela primeira vez as miniaturas. “No meu caso, fiz a aquisição pelo site da Amazon Japonesa e com o auxílio de meu ex-aluno e amigo DJ Cortez, que reside no Japão, recebi aqui no Brasil depois de um longo período devido à pandemia, através de um outro amigo que voltava para o país”, conta Will. E aí, você encararia esse boleto?

SOBRE AS MINIATURAS

Antes, um breve histórico sobre a evolução da marca. Em 1970, a Technics lançou mundialmente o SP-10, o primeiro toca-disco com o sistema direct drive (com acionamento direto, sem necessidade de roldanas). Em 1972, veio o primeiro modelo SL-1200, série que foi altamente elogiada pelas possibilidades que o sistema direct drive oferecia. Em 1979, foi lançada a famosa SL-1200MK2, trazendo um pitch com fader deslizante, permitindo tamanho controle que passou a ser comparado a um instrumento musical. O equipamento e a marca, a partir de então, se tornaram padrão das rádios e dos DJs do mundo todo.

Technics SL-1200MK2
Toca-disco lançado em 1979, foi o primeiro equipamento do mundo a trazer o controle deslizante de Pitch (fader de ajuste de tempo/BPM) com 100mm. Designer pensado para uso em clubes, com fabricação robusta em um corpo de alumínio fundido e isolantes para suprimir o ruído.

Technics SL-1200GLD
Conhecido no Brasil como Technics Gold, foi lançada em 2004 em comemoração à marca de mais de 3 milhões de unidades produzidas da série SL-1200, com peças banhadas a ouro, pintura especial e uma placa de Edição Limitada incluindo a gravação do número serial fabricado.

Technics SL-DZ1200

Lançado em 2004, foi o primeiro CD PLayer para DJs com o jog motorizado, equipado com motor direct drive, oferecendo o mesmo torque dos aclamados toca-discos Technics, permitindo aos DJs a realização de performances assim como no vinil. Também trouxe inovações na época, como funções de reverse, efeitos e alto alcance do pitch, além de uma luz estroboscópica como as que existem nos toca-discos da marca, que apontam o correto funcionamento do fader de pitch.

Technics SL-1200MK7

Lançado em 2019, exatamente 9 anos depois de a Technics ter anunciado o fim da produção dos toca-discos e de seu último modelo, a MK6. Foi desenvolvida em resposta à fervorosa demanda popular dos DJs e amantes do vinil ao redor do mundo.

Technics SH-DJ1200

Lançado em 1996, o mixer analógico de 2 canais SH-DJ1200 trouxe inovação no crossfader, com longa durabilidade e especificações para o alto rigor de manipulação dos DJs, equalizadores independentes por canal. Ficou muito marcado e desejado, especialmente pelos DJs de performance, por ter sido usado, desde seu lançamento, em todas as finais do DMC World Championship, o principal campeonato que reúne feras quando o  assunto é performance. De lá o mundo conheceu DJs como Q-Bert, Roc Raida, Kentaro, Craze, A-Trak e recentemente o nosso campeão Erick Jay.

Technics EAH-DJ1200
Lançado em 2019, este fone é baseado no ícone RP-DJ1200, que foi lançado oficialmente em 1996. Assim como os toca-discos SL-1200, virou febre e praticamente padrão entre os profissionais e amadores do mundo todo, vendendo mais de 500 mil unidades. O EAH-DJ1200 foi completamente renovado em todos os aspectos, de qualidade sonora até sua performance, e está disponível nas principais lojas do mercado.

Colaborou Will Deep

10003274 10152853472703214 3384902470718567175 n

Claudia Assef

http://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

We would love to thank the writer of this short article for this incredible material

Miniaturas de Technics são a bobagem que faltava na sua casa

Fuzzy Skunk