Um Possível Local De Pouso Para A Missão Que Irá Coletar As Amostras do Perseverance Em Marte

O Rover Perseverance da NASA está ocupado explorando a Cratera Jezero em Marte. Parte de sua missão é coletar amostras para uma futura missão. A NASA e a ESA ainda não determinaram onde a missão de retorno da amostra pousará.

Isso depende da missão do Perseverance e de como ela irá passar o resto do tempo em Marte. Mas sabemos de um possível – embora ambicioso – local de pouso: a oeste da Cratera Jezero.

Se a curiosidade intelectual sobre a natureza é uma das melhores características da humanidade, então as pessoas associadas à câmera HiRISE têm um caso sério disso. A HiRISE é a câmera High-Resolution Imaging Science Experiment que viaja na órbita marciana a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. Uma recente HiPOD ou HiRISE Picture of the Day mostra um possível local de pouso para a eventual missão Mars Sample Return.

O problema é que está bem fora da cratera Jezero e é baseado em um “cenário esperançoso” de acordo com a equipe da HiPOD.

“Esta imagem foi adquirida com base em um cenário esperançoso no qual o rover Perseverance tem uma missão estendida ou duas e viaja para fora da Cratera Jezero para explorar terrenos a oeste”, diz o post HiPOD. “Neste cenário, a decisão pode ser tomada para pousar a missão Mars Sample Return (MSR) aqui para coletar amostras coletadas pela Perseverance.”

A HiRISE abriu o caminho para o Perseverance Rover. Suas imagens de alta resolução foram fundamentais para avaliar possíveis pontos de pouso para a missão. O instrumento Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer for Mars ( CRISM ) da MRO também desempenhou um papel crítico na identificação e mapeamento de concentrações de diferentes minerais na superfície marciana.

msr pouso 02

O CRISM identificou minerais carbonáticos na Cratera Jezero que são particularmente interessantes porque se formam na presença de água. Inicialmente, os cientistas pensaram que eles se formaram no antigo paleolago dentro de Jezero, mas pesquisas recentes sugerem que os carbonatados se formaram em outros lugares e foram levados para Jezero por um rio. O possível ponto de pouso MSR na imagem HiPOD está a montante da Cratera Jezero.

O rover Perseverance está em Marte há mais de 400 dias terrestres até agora, e a duração da missão planejada é de 687 dias terrestres. Mas os rovers de Marte têm o hábito de estender suas missões. O RTG da Perseverance deve fornecer energia suficiente para uma extensão da missão, e o rover está em boas condições. Existe a possibilidade de sair da Cratera Jezero e seguir para oeste para explorar áreas interessantes.

O rover provavelmente não esgotará todo o potencial científico da Cratera Jezero. Por que arriscar uma viagem terrestre?

Toda a missão do Perseverance é uma série de riscos calculados, e até agora os cálculos têm sido confiáveis. Se houver motivos suficientes para deixar Jezero para trás e explorar áreas interessantes próximas, talvez os operadores da missão o façam.

Nesse caso, a região destacada no HiPOD poderia muito bem estar em jogo como um local de pouso para o Mars Sample Return.

msr pouso 03

Fonte:

https://www.universetoday.com/155167/this-is-where-the-mars-sample-return-mission-could-be-landing/

We want to give thanks to the author of this write-up for this outstanding content

Um Possível Local De Pouso Para A Missão Que Irá Coletar As Amostras do Perseverance Em Marte

Fuzzy Skunk